
Desafio: Dosear com precisão o sangue artificial
O Museu de História Natural de Viena dá resposta a estas perguntas interessantes. Os operadores desenvolveram uma simulação interativa do coração que permite aos visitantes observar as diferentes fases do batimento cardíaco em tempo real e compreender os efeitos no fluxo sanguíneo.
De forma a garantir uma apresentação precisa e realista, os instaladores procuraram bombas que pudessem distribuir com precisão sangue artificial a diferentes ritmos cardíacos e produzir um som rítmico. Encontraram o que procuravam na Lutz-Jesco.
Solução: As bombas doseadoras das séries Magdos e Minidos A24 garantem um fornecimento preciso de sangue artificial
Os engenheiros do sistema optaram por bombas da série Magdos para simular uma frequência de pulso em repouso de 50 batimentos por minuto e uma frequência de pulso normal de 70 batimentos por minuto. As bombas baseiam-se na tecnologia de acionamento magnético e doseiam líquidos com precisão sem necessidade de uma ligação mecânica direta entre o motor e o mecanismo de dosagem.
Ao alternar a pressão e a descarga, as bombas geram um clique rítmico e pulsante, ideal para simular o batimento cardíaco humano em repouso e na área normal no museu.
No entanto, para a simulação da pulsação de stress a 140 batimentos por minuto, os engenheiros do sistema optaram pela Minidos A24 – uma bomba doseadora de membrana compacta e motorizada. A tecnologia de membrana cria um movimento de bombagem pulsante e garante uma elevada precisão e uma potência suave, o que é importante para simular um batimento cardíaco com frequência e volume consistentes. As oscilações do ritmo seriam indesejáveis numa simulação deste tipo.

Os visitantes ativam as bombas doseadoras da instalação interativa com o toque de um botão
E foi assim que funcionou a instalação no Museu de História Natural de Viena: Existem três bombas doseadoras atrás de um painel de vidro numa vitrina de madeira. Estão ligadas a três recipientes estreitos de acrílico através de mangueiras de alimentação e descarga, que estão numa superfície de apoio acima das bombas.
No exterior da vitrina, à frente de cada bomba doseadora, estão montados três botões de pressão que ativam as bombas. Bombeiam um líquido vermelho, semelhante ao sangue, para os recipientes – a 50, 70 ou 140 pulsações por minuto. Graças a esta comparação direta, os visitantes podem ver como o fluxo sanguíneo se altera à medida que o ritmo cardíaco aumenta. A instalação interativa combina vivamente a tecnologia com os conhecimentos médicos e convida os visitantes a experimentar.
Vantagens para o cliente
Simulação precisa de batimentos cardíacos:
As bombas doseadoras Magdos e Minidos A24 permitem simular diferentes frequências cardíacas – desde a pulsação em repouso até à pulsação de stress.
Tecnologia duradoura e fiável:
A tecnologia de acionamento magnético e por membrana garante uma dosagem precisa e constante sem desgaste mecânico.
Apresentação interativa:
Os visitantes podem controlar o fluxo sanguíneo com o toque de um botão e sentir os efeitos de diferentes ritmos cardíacos em tempo real.
info@lutz-jesco.com
