Ir para o conteúdo principal

Precisão para plantas saudáveis

Feira Agritechnica 2025: A Lutz-Jesco apresenta a tecnologia hídrica para estufas sustentáveis e eficientes do futuro

Wertheim, 28 de outubro de 2025 – Carências nutricionais, fertilização excessiva e perdas de colheitas: Muitas estufas enfrentam questões de fornecimento impreciso de nutrientes e uma qualidade de água inconstante. O que pode ser feito, em contrapartida, é-nos mostrado pela Lutz-Jesco, de 9 a 15 de novembro, na Agritechnica em Hannover (Pavilhão 3, Stand D20). Em exposição estará uma bomba doseadora da série Magdos e o sistema de eletrólise de cloro Minichlorgen T. Os sistemas fomentam plantas saudáveis, resultados estáveis e um funcionamento sustentável. Isto é comprovado, entre outras coisas, pela especialista em estufas holandês, Royal Brinkman.

As plantas em estufas necessitam de um fornecimento de nutrientes uniforme e coordenado de forma precisa através de irrigação. Contudo, os modelos de bombas antigos ou de dosagem manual rapidamente atingem os seus limites. “Os volumes do caudal variam e os intervalos são difíceis de automatizar. A consequência: um fornecimento pouco fiável, stress para as plantas e custos elevados para o utilizador”, reconhece Michael Raabe, Chefe de Vendas Lutz-Jesco GmbH, por experiência. Em contrapartida, as bombas doseadoras da série Magdos oferecem às empresas exploradoras de estufas mais possibilidades: por exemplo, um controlo integrado e programável para o fornecimento automatizado de fertilizantes líquidos, quelatos e oligoelementos em intervalos. “Esta automatização fomenta condições de crescimento estáveis para plantas saudáveis.”

Utilização com sucesso na Royal Brinkman

De entre os utilizadores da bomba doseadora Magdos encontra-se a Royal Brinkman, um fornecedor de tecnologia de estufas fundado em 1885, na Holanda. A empresa utiliza a tecnologia numa estação de tratamento de águas para horticultura. As bombas doseadoras garantem que a irrigação fornece os nutrientes necessários às plantas. Simultaneamente, introduzem peróxido de hidrogénio, um recurso que elimina os microrganismos nocivos e se decompõe em água e oxigénio de forma ecológica após a utilização. “A solução reduz a intervenção diária do utilizador, pois a dosagem pode ser feita automaticamente, de acordo com intervalos definidos”, diz Michael Raabe. “Isto poupa tempo, reduz custos com pessoal e simplifica os processos na estufa.”

Fruta e legumes: Produzir cloro para água de lavagem a partir de sal disponível comercialmente

Além disso, na Agritechnic, a Lutz-Jesco apresenta soluções para a desinfeção sustentável de água na agricultura. Isto é de grande importância, por exemplo, quando os produtores têm de lavar a fruta e os legumes com água desinfetada antes de embalar, de modo a cumprir os requisitos de higiene. Aqui, o manuseamento e o armazenamento de cloro em depósitos ou recipientes acarretam elevados riscos de segurança. Existe o risco de fugas e vapores, que poderão prejudicar as pessoas e o meio ambiente.

“Uma alternativa segura é a produção do meio de desinfeção diretamente no local, por exemplo, através de eletrólise de sal de cozinha comum e água”, explica Michael Raabe. Para uma produção deste tipo, de hipoclorito de sódio, a Lutz-Jesco apresentará, na Agritechnica 2025, o sistema de eletrólise Minichlorgen T. Os colaboradores devem apenas abastecer o recipiente de dissolução de sal, uma tarefa inofensiva. Na água forma-se então o cloro livre, a partir do hipoclorito de sódio, o que inativa a maioria dos microrganismos. A operação do sistema de eletrólise ocorre de forma segura e intuitiva, através de um controlo integrado com ecrã tátil. “O sistema não necessita de equipamento de proteção, nem de formações especiais e aumenta a segurança de forma significativa nas empresas.” Opcionalmente, os agricultores podem expandir o sistema com a tabela de medição de água Easy Pro, que monitoriza automaticamente os parâmetros de água mais importantes e protege contra as dosagens excessivas e insuficientes.

Sobre a Lutz Holding GmbH

A Lutz Holding GmbH representa a gestão de fluidos profissional desde 1954. O grupo de empresas reúne empresas com atividade internacional na tecnologia de bombas, bem como no tratamento e desinfeção de água e está presente em mais de 80 países em todo o mundo com 16 instalações de venda e de produção. O grupo inclui a Lutz Pumpen GmbH em Wertheim, a Lutz-Jesco GmbH em Wedemark e a Lutz-Jesco Suisse SA em Couvet, Suíça. O portefólio inclui bombas, sistemas e acessórios para processos de dosagem, transporte, esvaziamento e mistura de uma ampla variedade de meios. Os produtos do Grupo Lutz são utilizados em vários setores, incluindo a indústria química, a indústria alimentar, a produção automóvel, o tratamento de águas e águas residuais e a indústria de tintas e vernizes.