Ir para o conteúdo principal

Dosagem segura e sustentável de gás cloro na indústria

Wertheim, 14 de outubro de 2025 – Desinfetar a água de processo, branquear têxteis, produzir matérias-primas como PVC: O gás cloro é indispensável na indústria. No entanto, o manuseamento deste produto químico é extremamente perigoso, dado que mesmo pequenas quantidades podem causar danos irreparáveis na saúde. Assim, é importante que os utilizadores não tenham de combinar componentes de diferentes fabricantes, com todos os riscos associados a problemas de compatibilidade. A solução: um sistema de cloração como solução de sistema, que a Lutz-Jesco apresentará na feira Ecomondo 2025 no Rimini Expo Centre, em Itália (pavilhão D7, expositor 523). Também é possível ver bombas doseadoras controladas por um microprocessador da série Memdos Smart, assim como a estação de medição de água Easypro, que otimiza a utilização de produtos químicos.

“Na área da cloração, somos um dos poucos fornecedores a nível mundial que pode oferecer todos os componentes do sistema a partir de uma só fonte”, explica Mahmoud Parsamanesh, engenheiro de projetos da Lutz-Jesco. “Este princípio de tudo numa só fonte reduz os prazos dos projetos, aumenta a potência e, ao mesmo tempo, a segurança.”

Na Ecomondo, a Lutz-Jesco mostra como uma solução de sistema pode ser construída numa conhecida parede de cloro. Tudo começa com uma garrafa pressurizada com gás cloro, que serve como fonte de gás. O objetivo é introduzir este gás perigoso na água sob vácuo, para que, em caso de fuga, o gás não escape. Para tal, são utilizados injetores que funcionam segundo o princípio Venturi: Um jato de água de fluxo rápido gera uma pressão negativa que aspira o gás cloro da garrafa e o introduz no sistema de água. Para que este processo funcione de forma estável, uma bomba de aumento de pressão fornece água motriz com pressão constante e em quantidade suficiente.

Assim, o fluxo de gás pode ser controlado através da válvula de ajuste C7700. Permite uma regulação automática e adequada às necessidades, por exemplo, através de um controlo PLC central ou de um regulador Topax montado na estação de medição de água Easypro. Além disso, o sistema pode ser complementado com um CondiChlor, um filtro de gás cloro e uma válvula redutora de pressão com separador de gotas. “Impede a condensação do cloro líquido, protege o sistema contra impurezas e aumenta a segurança operacional”, afirma Mahmoud Parsamanesh.

O Chlor-Stop interrompe o fluxo de gás em caso de emergência numa fração de segundo

Dois outros componentes garantem a segurança durante o funcionamento: O regulador de vácuo C2213 mantém o sistema de pressão negativa constante, evita refluxos para a garrafa de cloro e, desta forma, protege o sistema. Além disso, é utilizado o detetor de gás Easycon, que monitoriza o ar ambiente. Assim que a concentração dos valores-limite predefinidos for excedida, o dispositivo dispara um alarme com buzinas e luzes intermitentes. Para além disso, a válvula de segurança Chlor-Stop interrompe o fluxo de gás diretamente na válvula do recipiente. Também os sistemas de emergência, como sistemas pulverizadores de água ou lavadores de gases podem ser ativados automaticamente para oferecer proteção adicional em caso de emergência. “Desta forma, o sistema disponibiliza uma solução para o armazenamento, monitorização e dosagem seguros de gás cloro e facilita o cumprimento dos processos de trabalho em conformidade com as normas”, afirma Mahmoud Parsamanesh.

Bomba doseadora Memdos Smart: dosagem precisa e sustentável de produtos químicos graças ao microprocessador

A Lutz-Jesco também apresenta na Ecomondo a Memdos Smart, uma bomba de membrana para a dosagem precisa e, portanto, sustentável de produtos químicos agressivos na indústria e no tratamento de água. A característica: A bomba funciona com um microprocessador que permite o funcionamento assíncrono do motor. Assim, a membrana move-se com mais velocidade durante a aspiração e com menos velocidade durante a expiração. Desta forma, é criado um fluxo de alimentação com poucas pulsações, que permite uma dosagem precisa com pressão uniforme. A repetitividade é de +/- 1 por cento. Por outro lado, muitas bombas doseadoras clássicas de membrana e de pistão causam erros quando doseiam de forma intermitente em vez de uniforme.

O Memdos Smart está disponível em dois tamanhos, que cobrem uma ampla gama de potências. A variante mais pequena bombeia entre 2,6 e 30,7 litros por hora, enquanto a ariante maior bombeia entre 58,5 e 182 litros por hora. Além disso, estão disponíveis diferentes materiais, como PVC, PP, PVDF e aço inoxidável, para garantir a compatibilidade com produtos químicos como fluoreto, ácido fluorídrico, ácido peracético ou ácido sulfúrico concentrado. O Memdos Smart é operado através de um ecrã tátil a cores de 3,5 polegadas e é intuitivo, semelhante a um smartphone. Estão também disponíveis acessórios que facilitam a instalação e a colocação em funcionamento. Isso inclui, entre outros, conjuntos de ligação com tubos de aspiração, injetores, amortecedores de pulsações, assim como válvulas de manutenção da pressão e válvulas de descompressão.

Também em exposição na feira: a estação de medição de água Easypro. Oferece uma solução modular para monitorização e regulação de vários parâmetros da água, como cloro, pH e redox, em aplicações industriais, de água potável, águas residuais e piscinas. “Graças ao seu sistema de medição preciso, a utilização de produtos químicos é otimizada e os recursos são preservados”, afirma Mahmoud Parsamanesh. “Além disso, a recolha contínua de dados permite uma análise simples e um aumento da eficiência a longo prazo.”